Programa de Residência em Nutrição Clínica da Escola de Nutrição-UFBA convida para a apresentação do trabalho de conclusão de curso nos dias 18 e 20 de maio de 2011, no Hospital Universitário Profº Edgar Santos.Saiba Mais

Cirurgia bariátrica para diabetes tem novas regras

A Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês) divulgou pela primeira vez um documento com diretrizes para a realização da cirurgia bariátrica em pacientes com diabetes. O relatório traz regras mais precisas e rígidas para fundamentar a opção de tratamento via redução de estômago. Entre elas, há a recomendação de exames pré-operatórios mais sofisticados (de retina e de avaliação da função do fígado, por exemplo). O documento considera a cirurgia uma opção para diabéticos com IMC (índice de massa corporal) entre 30 e 35. No entanto, essa indicação para pessoas com obesidade leve só vale em casos excepcionais, quando o diabetes não é controlável clinicamente e há risco cardíaco. O texto afirma que a prioridade da cirurgia continua sendo para pacientes com obesidade mórbida (IMC acima de 40), ou moderada (acima de 35) com doenças relacionadas, como o diabetes. No Brasil, o Conselho Federal de Medicina estabelece que a cirurgia só é indicada para esses dois casos.

O texto "The IDF Taskforce on Epidemiology and Prevention" foi apresentado no Congresso de Intervenção para Terapia do DIABETES Tipo 2, nos EUA. O documento foi redigido por 20 endocrinologistas, cirurgiões e especialistas em saúde pública de diversos países, incluindo o Brasil.( Folha de São Paulo,2001).



COBRAN 2012

A 22ª edição do Congresso Brasileiro de Nutrição - CONBRAN, promovido pela ASBRAN, será realizada de 26 a 29 de setembro de 2012, em Recife. O tema desta edição será Alimentação Adequada e Sustentabilidade Social. A ASBRAN é uma entidade técnico-científica, cultural e social de referência nacional e internacional. Para discutir as principais questões relacionadas à alimentação e nutrição no País, o CONBRAN 2012, um dos maiores eventos do setor, irá reunir o XXII Congresso Brasileiro de Nutrição, III Congresso Ibero-americano de Nutrição, II Simpósio Ibero-americano de Nutrição Esportiva, I Simpósio Ibero-americano de Produção de Refeições e o I Simpósio Ibero-americano de Nutrição Clínica baseado em Evidências.

Mais informações sobre o Congresso poderão ser encontradas no site http://www.asbran.org.br/conbran/

Reino Unido defende parceria com a Embrapa para produção de alimentos de forma sustentável

De olho nas perspectivas de crescimento da demanda mundial por alimentos, energia e água nos próximos anos, o governo do Reino Unido já expressa interesse em firmar protocolos de intenção com a Embrapa para a produção de alimentos de forma sustentáveis focada na preservação e conservação do meio ambiente.

Em debate na Finep, no Rio de Janeiro, o conselheiro-chefe para assuntos científicos do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido, Sir John Beddington, afirmou que as duas partes já estudam a possibilidade de produzir alguns gêneros de culturas agrícolas capazes de intensificar a quantidade de sequestro de gás carbônico e redução do efeito estufa na atmosfera. Baseado em dados do Banco Mundial, o assessor de ciência do governo britânico declarou que as previsões apontam para 2030 um crescimento de 40% no consumo de energia elétrica, 40% para o consumo de alimentos e 30% para o consumo de água.

Além das expectativas de aumento da aquisição de alimentos pela classe média de países em desenvolvimento, principalmente do Sudeste da Ásia e da América do Sul, Beddington disse existir outra demanda em curso: um bilhão de pessoas que vivem na pobreza, sem nenhum poder aquisitivo.

Além das expectativas de aumento da aquisição de alimentos pela classe média de países em desenvolvimento, principalmente do Sudeste da Ásia e da América do Sul, Beddington disse existir outra demanda em curso: um bilhão de pessoas que vivem na pobreza, sem nenhum poder aquisitivo.

Para Beddington, o Brasil, que já é um grande fornecedor mundial de produtos agrícolas, é o País indicado para gerar, em parte, essa oferta de alimentos. ( Jornal da Ciência,2011 )

A sustentabilidade na alimentação nos remete aos meios produtivos da agricultura familiar e suas interações sociais. Nas minhas andanças pelo sertão paraibano entrei em contato com um projeto que me encheu os olhos e a alma, a Mandala! È um projeto de produção de alimentos orgânicos, o qual usa a irrigação por gotejamento contínuo ou por aspersão apoiado pelo SEBRAE. Fiquei encantada com a qualidade dos alimentos produzidos onde a água é escassa. Outro projeto de produção orgânica é a experiência também no sertão, da produção biodinâmica, um trabalho de produção de alimento certificado que abrange a qualidade de vida do homem no exercício do trabalho desde a residência a escola para os filhos deste. Outro projeto de sustentabilidade social na produção de alimentos é a Fortaleza do Arroz Vermelho no Vale do Piancó na PB, apoiado pelo Slowfood e que tem relação histórica, o arroz vermelho com a vinda dos negros africanos no Brasil.

A nutrição ecológica, a ecogastronomia, a econutrição, a produção orgânica de alimentos, o aproveitamento integral dos alimentos, a agricultura familiar, antiga agricultura de subsistência, são ações que permeiam o universo da alimentação e nutrição, sendo respostas a sustentabilidade social na produção de alimentos centrada no homem e na qualidade de vida deste e o ambiente no qual este homem está inserido.( Profª MS Linda Susan de Almeida Araújo/ENUFBA.



Profº Pedro Israel Cabral de Lira ministra palestra na ENUFBA

O Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde brindou a comunidade ENUFBA com a PALESTRA sobre o tema "Linha de pesquisa Epidemiologia Nutricional - resultados dos estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Nutrição - Recife PE", proferida pelo Prof. Pedro Israel Cabral de Lira, no dia 13/05/2011, às 14 horas na Sala 01 da ENUFBA.









Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...