O Diabetes Mellitus pode se apresentar de duas formas: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

O Diabetes Tipo 1 (DM1) é uma doença considerada auto-imune caracterizada pela destruição das células beta produtoras de insulina, as quais deixam de produzir insulina ou a produz em quantidades muito pequenas.

Pessoas que apresentam DM1 precisam tomar injeções diárias de insulina para regularizar o metabolismo do açúcar, ou seja, permitir que a glicose chegue às células e possa ser transformada em energia, evitando assim altos níveis de glicose no sangue.

Os sintomas que podem aparecer são:
vontade de urinar diversas vezes;
fome freqüente;
sede constante;
perda de peso;
fraqueza;
fadiga;
nervosismo;
mudanças de humor;
náusea e vômito.

Não se sabe ao certo por que as pessoas desenvolvem o DM1. As pessoas podem nascer com genes que as predispõem à doença ou a desenvolvem devido a uma causa externa, o que é mais freqüente, principalmente em pessoas com menos de 35 anos.

O diabetes tipo 2, possui uma grande relação com a obesidade e o sedentarismo e apresenta uma maior incidência após os 40 anos.

Apresenta como principal característica a contínua produção de insulina pelo pâncreas. Nesse caso o problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas, as quais não conseguem metabolizar a glicose da corrente sangüínea. Dessa forma esta anomalia é chamada de "resistência Insulínica".

Os principais sintomas são:
infecções freqüentes;
alteração visual (visão embaçada);
dificuldade na cicatrização de feridas;
formigamento nos pés e Furunculose.

O diabetes tipo 2 é mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico. Entretanto, pode necessitar de medicamentos orais.

Um diabético, do tipo 1 ou tipo 2 precisa manter hábitos alimentares saudáveis e prática de atividade física. Seguem algumas recomendações:

- Incorporar na sua dieta maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras.
- Diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc) e de carboidratos, dando preferência a alimentos grelhados e cozidos.

FONTE Sociedade Brasileira de Diabetes: http://www.diabetes.org.br/tudo-sobre-diabetes/prevencao-e-tratamento





Av. Araújo Pinho - nº 32 - Canela
Cep: 40.110-150 - Salvador - BA - Brasil
Tel.: 00**55-71-3283-7700 / Fax.: 00**55-71-3283-7700
Editar Anexar Versões Sair Mais...