TWiki> LEG Web>WebLeftBar>WebAielierpesquisa (30 May 2010, PatriciaMarinho? )EditAttach
ATELIEDEPESQUISA.jpg

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ivana Conceição de Deus Nogueira

O presente trabalho tem como bases de análise a construção de uma dissertação de mestrado em andamento que se propõe a investigar os pressupostos teóricos/ metodológicos, oriundos da área da Psicologia da Educação, utilizados por professores que atuam em classes de alfabetização ao planejar, executar e avaliar atividades sugeridas e desenvolvidas com seus grupos de crianças. Trata-se de um estudo do tipo etnográfico que compreenderá a análise de observações participantes e de entrevistas semi-estruturadas, que possibilitarão o acesso à vida cotidiana de escolas públicas do município de Jequié-Ba, considerando seus professores e seus espaços formativos.

O COMPORTAMENTO BULLYING NA ESCOLA

Miraci Carneiro Franco

Este projeto propõe investigar como o comportamento bullying se apresenta na escola e qual a sua interferência no processo de socialização e aprendizagem escolar dos alunos envolvidos. È a violência entre escolares, que se manifesta de forma velada, por meio de comportamentos repetitivos com a mesma vítima, dentro de um desequilíbrio de poder. Sem termo equivalente em língua portuguesa, o bullying é de origem inglesa e se define como o desejo consciente e deliberado de maltratar outra pessoa, através de insultos, intimidações, apelidos cruéis, hostilidades e ridicularizações. Pode ser reconhecido em outros contextos, como nas famílias, nos locais de trabalho (assédio moral) e em qualquer lugar que existam relações interpessoais. Deste modo, pretende-se identificar os protagonistas e apresentar as possíveis causas e conseqüências para os alunos que estão envolvidos neste comportamento.

AQUISIÇÃO DAS PRIMEIRAS PALAVRAS: UM ESTUDO SOBRE ASPECTOS LINGÜÍSTICOS EM INTERAÇÃO COM ESQUEMAS INTELECTUAIS

Risonete Lima de Almeida

A pesquisa direcionou-se para a investigação de aspectos lingüísticos e esquemas intelectuais presentes na aquisição das primeiras palavras. O estudo teve o objetivo de identificar como esses aspectos interagem, a partir de uma interpretação teórica, que transitou da Psicolingüística à Epistemologia Genética, privilegiando os estudos sobre as etapas aquisicionais da língua, os processos inerentes ao desenvolvimento lexical inicial e, finalmente, as teorias piagetianas sobre a gênese da estrutura representacional que explicam as transições dos esquemas intelectuais que concorrem para o desenvolvimento da linguagem verbal. No processo de investigação empírica, a coleta de dados realizou-se mediante três técnicas: a primeira se utilizou de protocolo específico para inventariar as palavras compreendidas e produzidas e os gestos emitidos pelos sujeitos em ambiente natural; a segunda adotou instrumento para avaliar o contexto das ocorrências e funções lingüísticas subjacentes mais recorrentes; a última técnica buscou captar o fenômeno pesquisado via observação direta da criança durante atividades lúdicas. A análise dos dados revelou que aspectos semânticos e sintáticos já se encontram presentes na compreensão e produção das primeiras palavras da criança e interagem com os esquemas simbólicos em variadas categorias, dependentes do desenvolvimento evolutivo de cada sujeito.

AS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Iracema de Jesus Souza

O projeto de pesquisa propõe investigar a epistemologia do professor de Educação Infantil da esfera pública do município de Salvador/BA – qual a concepção que o professor tem sobre conhecimento ao ensinar. Esta concepção pode ser consciente ou não, porém revela-se na prática educativa influenciando positiva ou negativamente o trabalho docente. Deste modo, a partir de uma abordagem etnográfica, sugere essencialmente a visão crítica das concepções e práticas docentes a partir da epistemologia genética, considerada como melhor meio para responder às questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento humano.

DITO E FEITO: DISCURSOS E PRÁTICAS DA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR – UM ESTUDO DE CASO

Marta Glácia Reis Lima

Este projeto teve como objetivo constatar o grau de convergência ou divergência entre práticas e discursos pedagógicos de professores da Rede Municipal de Salvador, em classes de Educação Infantil, e o construtivismo piagetiano. A partir do contato com as escolas pesquisadas busca-se ampliar o programa de formação continuada de professores, programa este, já existente em parceria entre o LEG – Laboratório de Epistemologia Genética e a SMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a fim de contribuir para uma melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem nesta etapa da Educação Básica. Com o trabalho até aqui desenvolvido, fica constatado e evidente em todos os discursos das professoras observadas e entrevistadas que estas não se definem como construtivistas optando, na maioria das vezes, por afirmarem que estão a “um passo” de alcançar práticas assim denominadas. Ao analisarmos os discursos e compara-los às práticas das professoras observadas fica claro que essas educadoras não têm “consciência”, talvez por falta de conhecimento teórico, que em determinados momentos no desenvolvimento do trabalho pedagógico elas se utilizam de práticas construtivistas sim, embora não se dêem conta desse fato. Ao mesmo tempo, fazem uso de muitas práticas rotineiras autoritárias e enfadonhas que provocam uma inquietação das crianças, gerando assim, um problema denominado de “indisciplina”. Deste modo, essas posturas acabam descaracterizando uma práxis pedagógica no viés construtivista.

A MODIFICABILIDADE COGNITIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Juliana Pereira

Maria Elisa Pacheco de Oliveira Silva

As dificuldades de aprendizagem no período de alfabetização impossibilitam o domínio do sistema de representação da língua escrita, tornando-se um fenômeno desafiador para os métodos pedagógicos mais bem conceituados. Para escrever é preciso organizar o pensamento e transpô-lo para um sistema de signos arbitrários, no qual as letras devem sofrer combinações, e a fonemização é variável em virtude de um conjunto de regras específicas a cada língua. Do ato de pensar ao ato de escrever, seqüências invariáveis das funções cognitivas devem ser construídas a fim de garantir a representação e a compreensão por um novo referencial de comunicação. Significa dizer que o ingresso na classe de alfabetização requer, para um bom desempenho, que o sujeito possua alguns esquemas intelectuais específicos, todavia é possível construí-los no percurso do processo da própria aprendizagem da língua. Considerando também que todo conteúdo escolar pressupõe a presença de certos esquemas intelectuais, e no caso da língua escrita é a capacidade representativa operando de forma eficaz com as noções de espaço, tempo e causalidade, presentes nas 5 condutas da função semiótica, as possíveis dificuldades decorrentes da deficiência nesse campo podem ser evitadas ou corrigidas por meio de instrumentos desenvolvidos para esse fim. Assim concebendo, a pesquisa lança mão de Programas de Enriquecimento Instrumental, (PEI) desenvolvidos por Reuven Feuerstein, a partir dos conhecimentos sistematizados por Jean Piaget a respeito da seqüência e integralização das estruturas cognitivas, e do conceito de mediação tratado por Lev Vygotsky, com vistas a apreender quais os avanços intelectuais que ocorrem no processo de alfabetização, quando os sujeitos são submetidos as intervenções cognitivas por meio desses programas.

Topic revision: r3 - 30 May 2010 - 11:16:17 - PatriciaMarinho?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback