TWiki> LEG Web>WebLeftBar>WebQuemsomos (30 May 2010, PatriciaMarinho? )EditAttach
1.QUEMSOMOS.jpg

Integrando o Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia, o Laboratório de Epistemologia Genética (LEG), que congrega alunos, pesquisadores e profissionais em educação, tem como seu referencial teórico e metodológico o construtivismo. Em sua dimensão diacrônica de pesquisa, este laboratório aborda o lugar ocupado pela Psicologia Genética de Jean Piaget e pelos seus desdobramentos na história da Psicologia da Educação, com ênfase no exercício da crítica de pesquisas educacionais destes escritos derivadas. Em sua dimensão sincrônica, o LEG trabalha o construtivismo enquanto metodologia e prática de ensino, com destaque para a formação continuada de professores e alunos de educação infantil e do ensino fundamental. Partidários de uma epistemologia convergente, nós, integrantes deste laboratório, buscamos neste instante cooperação com outros referenciais teóricos instituídos na interface da Psicologia com a Educação. É neste mercado de trocas simbólicas que apostamos nossas fichas na construção de uma ação educativa transdiciplinar.

Repercussões dos trabalhos do grupo:

A Epistemologia Genética é um projeto de pesquisa, inaugurado por Jean Piaget (1896-1980), que tem como objeto a teoria de conhecimento como processo e que tem como objetivo geral compreender como passamos de um estado de validade menor para uma validade superior de conhecimento.

Para tanto, dois eixos temáticos das ciências humanas se superpõem para compor sua metodologia de investigação, a saber:

(a) um eixo diacrônico: História do Pensamento; e

(b) um eixo sincrônico: Psicologia Genética.

Em seu estágio atual de desenvolvimento, os resultados deste projeto de pesquisa, em suas relações com as ciências da educação, têm contribuído significativamente para o exercício de uma reflexão crítica da práxis pedagógica em tempos de modernidade tardia em um processo de resignificação continuada do trabalho de docente e de paradocentes (pedagogos, psicopedagogos, psicólogos escolares, etc.).

Este Laboratório de Epistemologia Genética (L.E.G), congregando alunos de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, professores, pesquisadores e demais profissionais da educação, atualmente desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão em duas linhas convergentes: Leituras do Mundo na Educação Infantil e Leituras do Mundo no Ensino Fundamental.

Linhas de Pesquisa: Objetivo:
- Leituras de mundo e práticas de si na formação do professor-pesquisador A formação do professor-pesquisador é um trabalho continuado de leituras do mundo e de práticas de si no exercício docente. Mapear e partilhar este trabalho de formação através da experiência de cada um é o objetivo desta linha de pesquisa.
- Leituras do mundo e práticas de si na educação infantil e em classes de alfabetização Cultura escolar, subjetivação, formação de professores e práxis pedagógica constituem os eixos regentes de trabalhos de pesquisa que aqui convergem para a construção de uma gramática de leituras do mundo na educação infantil.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Av. Reitor Miguel Calmon S/N - Vale do Canela CEP 40.110-100 - Salvador (BA)
Topic revision: r12 - 30 May 2010 - 10:18:45 - PatriciaMarinho?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback