TWiki> Numcad Web>TabelaProjetos (11 Apr 2007, SilviaCaldeira? )EditAttach

Lista de Projetos Possíveis


Nome Unidade/Setor Descrição do Projeto
Raimunda Bedasee Coordenadora do colegiado de Língua Estrangeira e Clássica Criação do núcleo de pesquisa em Literatura
George Marconi de Araújo Lima IM/DCC Como chefe do DCC e como pesquisador em computação, tenho interesses institucionais e acadêmicos para participar do projeto
Jaguaraci Batista Silva LASID / Especialização Avançada em Sistemas Distribuídos Sou estudante da especialização avançada em sistemas distribuídos. Participei de duas implementações de cluster, além de pesquisar metodologias para adaptação dos sistemas convencionais para este tipo de arquitetura em ambiente empresarial. Apoiado na minha proposta de trabalho final de curso, desejo pesquisar o desenvolvimento de sistemas distribuídos em ambiente de alto desempenho usando regras desaclopadas do modelo específico da aplicação usando MDA e Programação orientada á aspectos.
Frederico Vasconcellos Prudente Professor Adjunto do instituto de Física (Departamento de fisica do estado sólido). Trabalho na área de Física Atômica e Molecular, tanto com a parte da estrutura eletrônica como da dinâmica molecular. Esses trabalhos envolvem uma grande demanda computacional, em parte supridas por computadores adquiridos por projetos, com o pequeno cluster do Instituto de Física ou eventualmente utilizando os CENAPAD's.
Angelo Marconi Maniero Instituto de Ciencias Ambientais e Desenvolvimento Sustentavel - Campus Professor Edgard Santos - Barreiras - BA Trabalho na área de Física Atômica e Molecular com as linhas de pesquisa em estrutura eletrônica de átomos e moléculas e sistemas quânticos confinados em cooperação com o Departamento de Física do Estado do Sólido do Instituto de Física da UFBA. É necessário o uso de computadores de médio a alto desempenhos para cálculos quânticos de estrutura moleculares na construção de superfícies de energia potencial e que levam o uso de tempo de CPU e memória.
Eduardo Zanazi Suporte Help Desk Estudar a computação de alto desempenho, termo que já é reconhecido por várias instituições como supercomputadores.
Antonio Carlos Professor Assistente da UFRB da área de Sistemas Computacionais. Tenho pesquisado sobre o tema computação de alto desempenho, acredito na relevância do projeto e pretendo colaborar com o grupo.
Charbel Niño El-Hani Instituto de Biologia/Depto. de Biologia Geral Envolvimento em pesquisa sobre vida artificial e jogos eletrônicos educacionais e Envolvimento no projeto de constituição do Instituto de Computação Inspirada na Biologia
Moisés R.C. do Monte Professor do núcleo de Matemática da UFBA no ICADS-Barreiras "Sou doutorando em Matemática Aplicada, sub-área Otimização. Nesta área existe uma grande necessidade de implementação computacional, usando algoritmos que demandam grandes custos computacionais. Haja visto que queremos uma implantação do curso de Matemática aqui neste instituto, faz-se necessário um núcleo como
Fernando Augusto Moreira Escola Politécnica / Depto. de Engenharia Elétrica Desenvolvimento de simuladores digitais em tempo real para o estudo de transitórios eletromagnéticos em Sistemas de Potência utilizando clusters de PC´s
Marilia Fontoura EEUFBA Gostaria de participar do projeto, já que através do NEAD ufba pretendemos estabelecer uma parceria com a SESAB para desemvolvermos EAD para o SUS.
Carlos Augusto de Souza Departamento de Engenharia Mecânica - Escola Politécnica Atualmente sou pesquisador do CNPq com bolsa de fixação de doutores do PROSET-CT Energ no DEM da Politécnica. Minha pesquisa principal tem por objetivo a análise numérica da resistência à fadiga de cabos mas tenho interesse em cálculo numérico de escoamentos sônicos e super sônicos, análise de tensões via método dos elementos finitos e em computação paralela. Durante o doutoramento estudei técnicas de cálculo computacional de alto desempenho e pretendo colaborar com outros colegas nesta área de conhecimento.
Marcelo Santos Castilho Faculdade de Farmácia LINHA DE PESQUISA: Utilização de ferramentas computacionais para o desenvolvimento de novos fármacos. Nesse contexto, são utilizados programas que criam modelos de interação entre um fármaco ( molécula química com muitos graus de liberdade) e seu receptor (proteína que pode ter seus graus de liberdade considerados ou não). Essa técnica é conhecida como docking e utiliza algoritmo genético para encontrar a melhor solução para o problema. Entretanto, a depender do número de moléculas a serem testadas (muitas vezes na casa dos milhares) esse processo pode demorar semanas num computador pessoal. Por essa razão, a utilização de máquinas mais potentes e a paralelização dos cálculos pode acelerar grandemente esse processo.
Marcelo de Paula Professor assistente do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável aqui em Barreiras. Estatística Linhas de Pesquisa: Inferência Bayesiana, Modelos de regressão.Minha área de pesquisa envolve simulações estocásticas pelo método de Monte Carlo em Cadeias de Markov (MCMC).
Luiz Cláudio Mendonça CPD/Divisão de Suporte Gestão do projeto NUMCAD pelo CPD.
Rosamaria Rodrigues Viana CPD Gestão do projeto NUMCAD pelo CPD.
Naomar Monteiro de Almeida Filho Reitoria Fomentar pesquisas de Computação de alto Desempenho.
José Garcia Vivas Miranda Instituto de Física Aplicação em modelagem de sistemas complexos.
Edmar Moraes do Nascimento Departamento de Física do Estado Sólido - Instituto de Física da UFBA Desejo externar a minha intenção em participar deste projeto, tendo em vista ser o coordenador de informática em minha unidade.
Dourival Santos Físico e Astrônomo. Prof. da UNIFACS e Faculdade Area 1 Integração numérica de órbitas de asteróides.
Sandro Lemos Machado GEOAMB DCTM_EP-UFBA Trabalhamos com modelagem do fluxo multifásico no meio poroso. Devemos expandir o setor de modelagem computacional dando prosseguimento as atividades experimentais. Precisaremos de melhor e mais desempenho para que esta iniciativa seja bem sucedida.
Iara Brandão de Oliveira GEOAMB - DEA_EP-UFBA Trabalhamos com modelagem do fluxo multifásico no meio poroso. Devemos expandir o setor de modelagem computacional dando prosseguimento as atividades experimentais. Precisaremos de melhor e mais desempenho para que esta iniciativa seja bem sucedida.
Suzana Alice Marcelino da Silva Cardoso Professora no Instituto de Letras, Diretora-Presidente do Projeto Atlas Lingüístico do Brasil Coordenamos um projeto nacional cujos dados são integralmente arquivados na UFBA.
Fabiola Calazans Instituto de Matemática - DCC Pesquisa em grades computacionais. Vide projeto TOPGRID e projeto BIOMETRICA na home-page do meu grupo de pesquisa: http://gaudi.dcc.ufba.br. Tenho especial interesse em identificar aplicações (desenvolvidas pelos nossos pesquisadores da UFBA) que possam se beneficiar da tecnologia de grades. Além disso, pretendemos contribuir com a divulgação da Área de grades na nossa comunidade.
Silvia Caldeira Reitoria Apoiar o grupo NUMCAD
Vinicius Aragão Nascimento   Como estudante de Física (UFBA) e de Engenharia de Computação (Fac. Área1) tenho grande interesse em participar deste projeto (caso me seja concedida a oportunidade), pois o mesmo abrange as áreas da ciência que mais me identifico e que pretendo atuar durante minha carreira profissional. Podendo assim, dar minha contribuição também para o desenvolvimento tecnológico nacional.
Clemente Augusto Souza Tanajura Dept. de Fisica da Terra e do Meio-Ambiente do Instituto de Física da UFBA. Sou grande usuário de computadores, desde micro-computadores a super-computadores. Atualmente, tenho acesso às máquinas do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), articularmente a SUN Fire 6800 com 24 processadores e 48 GB de RAM distribuida e à Altix SGI com 16 processadores e 32 GB de RAM compartilhada. Tenho ainda acesso ao IBM Series p690 do National Center for Super Computing Application (NCSA), Univ. de Illinois, EUA, com 1024 processadores, sendo que a máquina é particionada em blocos de 32 CPUs ou 64 CPUs, ou outros. Dependendo da aplicacao, ela pode ser usada completamente por um unico usuario. Trabalho com modelagem do sistema atmosfera-terra-oceano-gelo, previsibilidade de tempo, estudos climáticos onde utilizo modelos oceânicos globais acoplados a gelo, modelos regionais da atmosfera e modelos globais da atmosfera. Em modelagem do sistema oceano-gelo, utilizo máquina do LNCC e do NCSA com demandas mínimas de 8GB de memória para estudar a variabilidade da temperatura, salinidade e correntes do Oceano Atlântico tropical em função de aportes de fluxos de água fresca provenientes de rios e de precipitação. Realizei 50 anos de integração e agora estou analisando os resultados que compõem mais de cerca de 800 GB de dados. Em modelagem oceânica trabalho também com métodos de assimilação de dados oceanográficos que combinam dados de modelos com dados observados in situ e de sensoriamento remoto para produzir uma estimação mais realista do estado físico dos oceanos. Este campo é usado para inicializar modelos previsores de tempo e clima e para estudos diagnósticos. Em previsibilidade de tempo, utilizo os modelos WRF, Eta e RAMS para estudar a previsibilidade de tempo usando a técnica de previsão por conjuntos e inicialização por assimilação de dados. Mantenho com recursos da FAPERJ (Rio de Janeiro) previsão numérica de tempo operacional para o sudeste do Brasil no site www.lncc.br/cato. Em estudos climáticos utilizo modelos globais e regionais da atmosfera para estudar o impacto da mudança da cobertura vegetal no clima do semi-árido da Bahia e na Amazônia. Estes estudos tem sido extremamente limitados pelos recursos computacionais e humanos hoje disponíveis, e somente trabalhos em congressos foram publicados. Meu interesse em participar deste esforço é implementar modelos atmosféricos e oceânicos na UFBA para produzir estudos de previsibilidade de tempo e clima na UFBA e ainda implementar serviços operacionais de previsão numérica de tempo e clima em apoio ao desenvolvimento da Bahia e do NE do Brasil.
José Henrique Miranda de Morais Departamento de Psicologia UFBA Tenho um foco na formação de alunos e na realização de pesquisas que envolvem o uso de tecnologias informatizadas. Acredito tambem na melhoria técnicas e na qualificação de nossos alunos com um núcleo dessa natureza. Vejo também que posso contribuir para a formação desse centro pela experiência em mineração e tratamento de dados de larga escala e pela participação de projetos e em centros internacionais de pesquisa que estavam bem estruturados e informatizados.
Mauro Cirano Dept. de Física da Terra e do Meio Ambiente Sou docente do IFIS e trabalho com modelagem numérica da circulação dos oceanos.
Luiz Alberto Salvador de Santana CPD Quando a UFBA teve uma Maquina de Alto Desempenho( IBM-SP2), eu fiquei com a responsabilidade do controle de utilização do mesmo. Preparando rotinas para facilitar a utilização do mesmo.
Placidio de L. Ferreira Filho UFBA / PCU / TELEUFBA Tenho interresse de participar deste projeto. Sou Engenheiro de Telecomunicações e Técnico em Telecomunicações da TELEUFBA. No momento estamos implantando a solução voip na UFBA, interligando as unidades remotas ao Sistema de Telecomunicações da Universidade.
Jés de Jesus Fiais Cerqueira Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFBA O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFBA, por meio desta mensagem, torna público o seu total interesse em que seja concretizado este projeto e colocando-se a disposição para os debates. O contato deve ser feito com o coordenador do curso.
Topic revision: r5 - 11 Apr 2007 - 20:17:14 - SilviaCaldeira?
 
This site is powered by the TWiki collaboration platformCopyright &© by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding TWiki? Send feedback