SELEÇÃO 2013.1 PARA O MESTRADO PROFISSIONAL EM ECOLOGIA APLICADA À GESTÃO AMBIENTAL

14 vagas

De acordo com o

Art. 13º A Seleção para o curso de Mestrado Profissional constará de:

a) prova de inglês sobre texto da área de conhecimento (eliminatório e classificatório, peso 2); Para gerar o boleto referente ao pagamento da taxa da prova de inglês clique aqui

A prova de inglês será realizada nas dependências do Instituto de Biologia.

b) análise de cartas de intenção e de recomendação (classificatório, peso 2).

c) Formulário de inscrição para o mestrado profissional

Para gerar o boleto referente ao pagamento da taxa de inscrição junto à Secretaria Geral de Cursos clique aqui

Os conteúdos, tanto da carta de intenção, produzida pelo candidato, como da carta de recomendação, produzida, esta última, por um membro superior da instituição, a qual o candidato está vinculado, são itens de avaliação e pontuação no processo seletivo do Mestrado Profissional, de acordo com o Regimento do Programa.

O Mestrado Profissional é voltado especificamente para profissionais que já atuam no mercado de trabalho, por conseguinte, assume-se que (1) o impacto que a formação oferecida deva ter sobre a elevação da qualidade de sua atuação profissional, e (2) o impacto que essa elevação de qualidade deva ter sobre a gestão ambiental no Estado, sejam os pontos principais da avaliação.

Essas expectativas devem estar explicitadas e argumentadas nas cartas e ser coerentes tanto com os objetivos do curso, dado seu perfil de disciplinas e atividades (ver detalhes sobre o curso na página do Programa http://www.ecologia.ufba.br/, como com as atribuições profissionais do candidato, que devem ser descritas.

INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NA CARTA DE INTENÇÃO (300-1200 palavras)

• Que problemas relacionados com gestão ambiental representam o foco das atividades desenvolvidas pelo candidato em seu ambiente profissional;

•Como a realização do curso pode permitir uma elevação substancial da capacidade do candidato na resolução desses problemas ou lhe permitir lidar com outros problemas que estejam fora de seu escopo atual de atuação;

• Que nível de impacto sua qualificação, por realizar o curso, pode ter sobre problemas ambientais do Estado;

• Que temas poderiam ser a base para o desenvolvimento de seu trabalho de final de curso (consulte a Legislação pertinente hospedada na página do Programa para saber sobre as possibilidades de tipos de rabalho de fim de curso);

• Outras informações que o candidato considere importantes para caracterizar a relevância de sua formação no Mestrado Profissional.

INFORMAÇÕES QUE DEVEM CONSTAR NA CARTA DE RECOMENDAÇÃO (300-1000 palavras)

• Em papel timbrado, inserir a indicação do cargo, na instituição, de quem subscreve a carta de apresentação, o nível hierárquico do recomendante será considerado na avaliação da mesma.

• Comparando o(a) candidato(a) a outros profissionais que atuam junto com o mesmo em sua Instituição, como o considera quanto sua aptidão para este tipo de formação e porque o(a) mesmo(a) pode ser escolhido(a) em detrimento a outros técnicos.

• Qual a importância da atuação da instituição que emprega o candidato no contexto dos problemas da gestão ambiental no Estado;

• Qual a posição do candidato no organograma da instituição e estrategicamente qual a importância de sua qualificação no Mestrado Profissional para a Instituição;

• Que características profissionais do candidato indicam que o mesmo apresenta potencial para ter um bom aproveitamento no curso de Mestrado Profissional;

• No caso do mesmo ser aprovado na seleção, um convênio deverá ser com a Universidade Federal da Bahia, através do qual o empregador transferirá a quantia de R$10.000,00, para as despesas correntes, pois a Capes não auxilia de nenhuma maneira os mestrados profissionais. Por conseguinte, a carta deverá conter a intenção do empregador em realizar o convênio. Além disto, a mesma deve prover o tipo de apoio que o candidato terá o mesmo poder ter por parte se sua instituição, p.ex. durante o período de atividades acadêmicas ser liberado por meio período de seu horário de trabalho, licença para capacitação, dentre outras, pois as atividades acadêmicas demandam muita dedicação.

• Outras informações que o representante institucional considere importantes para caracterizar a relevância da formação do candidato no Mestrado Profissional.

•Nome Completo, cargo, instituição, endereço, telefone, endereço eletrônico

Serão considerados aprovados para os candidatos que atingirem a média final igual ou superior a 7,0 (sete), sendo considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 1º nota na prova de inglês; 2º nota na análise das cartas de recomendação e intenções.

SELEÇÃO 2013.1 PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO E DOUTORADO EM ECOLOGIA

Mestrado Acadêmico : 20 vagas para brasileiros e cinco vagas para estrangeiros

Doutorado: Dez vagas para brasileiros e duas vagas para estrangeiros

--++ Constituem requisitos básicos para inscrição:

a) diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação Plena, em nível superior, para o nível Mestrado, e diploma ou certificado de Mestre, para o nível Doutorado, devidamente autenticados;

b) histórico escolar de graduação ou pós-graduação (stricto sensu), nos casos do Mestrado Acadêmico e Doutorado;

c) Curriculum vitae impresso em versão completa a partir da Plataforma Lattes-CNPq, com documentos comprobatórios, nos casos do Mestrado Acadêmico e Doutorado;

d) cópias dos documentos de identidade (carteira de identidade, CPF, título de eleitor, certificado de reservista);

e) formulário de inscrição do mestrado ou do doutorado preenchido, com a assinatura de um professor credenciado ao Programa, que confirma que o mesmo atuará como orientador.

f) duas fotografias 3x4 do candidato (pode ser digitalizada) e

g) comprovantes de pagamento das taxas solicitadas pela Ufba.

Art. 16º. O acesso às salas das provas de conhecimento específico e de inglês será permitido no máximo até 30 minutos após o início das mesmas e nenhum aluno poderá se ausentar da sala de exame antes de decorridos 50 minutos.

Art. 17º- O projeto de dissertação (Mestrado Acadêmico) ou tese (Doutorado) deve ser apresentado em formulário específico à secretaria do Programa, nos prazos divulgados no calendário da seleção. A comissão de seleção avaliará o enquadramento do projeto nas linhas de pesquisa do Programa, divulgando os resultados até 7 dias corridos antes do início do exame de seleção. Recursos serão recebidos pela secretaria até 24 horas após a divulgação do resultado do enquadramento. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até 48 horas antes do início da prova de inglês.

Art. 16º. O acesso às salas das provas de conhecimento específico e de inglês será permitido no máximo até 30 minutos após o início das mesmas e nenhum aluno poderá se ausentar da sala de exame antes de decorridos 50 minutos.

Art. 17º- O projeto de dissertação (Mestrado Acadêmico) ou tese (Doutorado) deve ser apresentado em formulário específico à secretaria do Programa, nos prazos divulgados no calendário da seleção. A comissão de seleção avaliará o enquadramento do projeto nas linhas de pesquisa do Programa, divulgando os resultados até sete dias corridos antes do início do exame de seleção. Recursos serão recebidos pela secretaria até 24 horas após a divulgação do resultado do enquadramento. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até 48 horas antes do início da prova de inglês.

Art. 18º A prova de inglês, na seleção para os Mestrados Acadêmico e Profissional e para o Doutorado, será realizada com base em texto da área de conhecimento e terá por objetivo avaliar a capacidade do candidato em acompanhar as atividades de leitura do curso. Os resultados da prova de inglês serão divulgados até 24 horas da prova de conhecimento específico. Eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria até 2 horas após a divulgação dos resultados. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até uma hora antes do início da prova de conhecimento específico.

Parágrafo único. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) na prova de inglês serão reprovados e não se submeterão às demais etapas do processo de seleção.

Art. 19º A prova de conhecimento específico, para os exames de ingresso no Mestrado Academio e Doutorado, será realizada com base em temas gerais da área de Ecologia, em nível de graduação, tendo como base a bibliografia indicada na homepage do Programa. Os candidatos terão conhecimento destes temas até uma semana após o encerramento do período de inscrição. A prova constará de questões objetivas e discursivas. Serão avaliados o domínio de conceitos e teorias específicos e a capacidade de argumentação científica (de estabelecer relações, generalizações, etc.). Também será pontuada a capacidade de redação (correção, clareza e síntese). Os orientadores que por ventura fizerem parte da comissão de seleção não atribuirão notas a seus potenciais orientados. Os resultados da prova de conhecimento específico serão divulgados até dois dias após a realização da prova. Eventuais recursos serão recebidos pela Secretaria até duas horas após a divulgação dos resultados. Os resultados da avaliação dos recursos serão divulgados até uma hora antes do início da prova oral.

Parágrafo único. Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) na prova de conhecimento específico serão reprovados e não se submeterão às demais etapas do processo de seleção.

Art. 20º O curriculum vitae dos candidatos ao Mestrado Acadêmico e Doutorado será avaliado de acordo com tabela de pontuação, prédefinida pela Comissão de Seleção e aprovada pelo Colegiado, sendo específica para cada nível do curso. A pontuação se restringirá aos itens adequadamente documentados. No caso de experiência profissional em ensino ou na área técnica serão aceitas cópias da carteira de trabalho ou declarações emitidas pela empresa contratante.

Art. 21º A prova oral sobre o projeto de Dissertação ou Tese para o Mestrado Acadêmico e Doutorado será realizada, simultaneamente, por pelo menos dois (mestrado) ou três (doutorado) professores da Comissão de Seleção, exceto pelo potencial orientador quando o mesmo fizer parte da comissão de seleção.

§ 1º - Na seleção para o Mestrado Acadêmio, a prova oral versará sobre o tema do projeto, cujo nível de conhecimento do aluno será avaliado pela precisão das respostas e capacidade de argumentação. § 2º - Na seleção para doutorado, a prova oral constará de apresentação de projeto de pesquisa em 15 minutos, seguida de argüição sobre a fundamentação teórica e metodologia.

Art. 22º Serão considerados aprovados para os cursos de Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado os candidatos que atingirem a média final igual ou superior a 7,0 (sete).

Art. 23º O preenchimento das vagas dar-se-á mediante a ordem de classificação dos candidatos aprovados com base na média final obtida.

SELEÇÃO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM ECOLOGIA E BIOMONITORAMENTO

De acordo com Art. 14º do Regimento

A seleção para o curso de Mestrado Acadêmico constará de: a) enquadramento do Projeto de Dissertação nas linhas de pesquisa do Programa (eliminatório); b) prova de inglês sobre texto da área de conhecimento (eliminatório e classificatório, peso 2); c) prova de conhecimento específico (eliminatório e classificatório, peso 4); d) análise de Curriculum vitae e Histórico escolar (classificatório, peso 1); e) prova oral sobre o Projeto de Dissertação (classificatória, peso 1);

Para a seleção de Mestrado Acadêmico, serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 1º nota na prova específica; 2º nota da prova de inglês; 3º nota da prova oral sobre o tema da dissertação.

SELEÇÃO PARA O DOUTORADO EM ECOLOGIA

De acordo com Art. 15º do Regimento

A seleção para o curso de Doutorado constará de: a) enquadramento do Projeto de tese nas linhas de pesquisa do Programa (eliminatório); b) publicação ou comprovante de aceite de publicação de, no mínimo, um artigo em periódico científico indexado com corpo editorial (eliminatório); c) prova de inglês sobre texto da área de conhecimento (eliminatório); d) prova de conhecimento específico (eliminatório); e) análise de Curriculum vitae e Histórico escolar (eliminatório e classificatório, peso 2); f) prova oral, com ênfase no embasamento teórico e metodológico do Projeto de Tese (eliminatória e classificatória, peso 3).

Parágrafo único. Candidatos que concluíram o Curso de Mestrado na área de ecologia no país, no máximo há três anos, estarão dispensados da prova escrita de conhecimento específico e da prova escrita de inglês no processo de seleção para doutorado.

Para a seleção de Doutorado, serão considerados os seguintes critérios de desempate, nesta ordem: 1º nota da prova oral sobre o projeto de tese; 2º nota do currículo vitae.


Editar Anexar Versões Mais... Sair