PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES REGULARES DE MESTRADO PROFISSIONAL (2012.1): Inscrições Abertas

O Edital relativo à seleção de candidatos para o mestrado profissional junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, publicado em maio de 2012, define que as inscrições para o exame de seleção serão realizadas entre os dias 07 de maio de 2012 a 26 de junho de 2012, na Secretaria do Programa no Núcleo Acadêmico do Instituto de Biologia, sito à rua Barão de Jeremoabo s/n, Campus Universitário de Ondina (Salvador, Bahia). As provas de seleção acontecerão entre os dias 29 de junho e 6 de julho, dependendo do número de estudantes inscritos. Os requisitos necessários para a inscrição estão descritos no Regimento do Programa. Para esta seleção serão disponiblizadas 22 vagas para estudantes brasileiros e duas vagas para estudantes estrangeiros.

O que é um Mestrado Profissional?

Os cursos de mestrado profissional são cursos de pós-graduação stricto sensu, ou seja, seu título apresenta o mesmo valor do título do mestrado acadêmico. Como no caso dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado, estes também são avaliados sistematicamente pela Capes e os títulos obtidos nos cursos aprovados por essa instância possuem validade em todo o território nacional.

Documentos de interesse:

Portaria Normativa Nº. 17 de 28 de dezembro de 2009 – Capes (Dispõe sobre o Mestrado Profissional no âmbito da Capes) http://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/PortariaNormativa_17MP.pdf

Qual o público alvo do mestrado profissional?

O mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, devidamente aprovado pela Capes, é direcionado aos portadores de diploma de nível superior que sejam funcionários de órgãos ambientais ou de outras organizações ou instituições vinculadas à temática do meio ambiente. Interessados em realizar mestrado em nosso Programa, que não estejam atuando profissionalmente, devem optar pelo mestrado acadêmico.

Como será o curso?

O curso terá 24 meses de duração. Atendendo as diretrizes da área de Biodiversidade da Capes, a carga horária do curso profissional é maior que aquela do mestrado acadêmico, e inclui 37 créditos de atividades em disciplinas (545 horas), minissimpósios (68 horas), trabalho de final de curso (306 horas) e seminários de avaliação (102 horas). As aulas serão ministradas de segunda- a sexta-feira, entre às 18h30 e 22h30, para permitir a participação dos profissionais. Contudo, é importante que os interessados viabilizem a liberação de ao menos meio período de seu horário de trabalho para poder se dedicar às atividades do curso, que serão intensas. O cronograma das aulas será disponibilizado na página do Programa anteriormente ao período de matrícula. Cada estudante desenvolverá um trabalho de final de curso, cujo planejamento ocorrerá no terceiro semestre e a execução no quarto semestre. O trabalho deverá ter um cunho aplicado e nele o aluno deverá demonstrar a capacidade de aplicar conceitos e ferramentas da ecologia na resolução de problemas ambientais. Esse trabalho poderá assumir diferentes modalidades, de acordo com a Portaria da Capes, acima referenciada, e será examinado de acordo com as normas definidas no Regimento.

Como serão as aulas?

As aulas das disciplinas do curso serão baseadas na metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas. Essa estratégia é particularmente adequada aos objetivos do mestrado profissional, pois: (a) promove o aprendizado a partir da solução de problemas específicos com base na atuação de grupos de estudantes com diferentes experiências; (b) demanda mobilização dos conhecimentos prévios e sua articulação com novos conhecimentos obtidos especificamente para a solução do problema; (c) permite o aprofundamento do conhecimento em associação com o desenvolvimento de outras habilidades essenciais para a resolução de problemas (divisão de tarefas, organização de grupo, solução de conflitos, desenvolvimento de sínteses) que não fazem parte do repertório treinado em aulas tradicionais expositivas ou de discussão de textos, nas quais o professor é o centro da atividade de ensino. Além dessas disciplinas, a cada semestre haverá um mini-simpósio com participação de convidados externos ao Programa, incluindo pesquisadores, técnicos ambientais e outros com ação expressiva na área de gestão ambiental.

Como se dará a orientação?

Diferentemente do mestrado acadêmico, não é necessário o pré-aceite de um orientador previamente à inscrição ou matrícula. Os estudantes deverão sugerir uma lista de orientadores preferenciais entre aqueles pertencentes aos quadros do curso. Após o exame de ingresso, o Colegiado de curso fará a vinculação de cada estudante a um orientador, procurando atender as preferências dos alunos e de modo a garantir uma distribuição equilibrada de estudantes por orientador. Ao critério do orientador e estudante, poderá ser indicado um único co-orientador que atue em área complementar ao do orientador.

Qual o cronograma de inscrições, matrícula e aulas?

Inscrições

Data prevista:..................................... 07 de maio a 26 de junho de 2012

Local:..................................................Instituto de Biologia da Ufba

Exame de seleção:

Data prevista...................................... 29 de junho a 6 de julho de 2012

Local:................................................. Instituto de Biologia da Ufba

Início das aulas:

Data:.................................................. http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/SUPAC/CalendarioAcademico

Local:.................................................Instituto de Biologia - Ufba

Qual deverá ser a contrapartida institucional?

Diferentemente dos cursos acadêmicos, a Capes não concede bolsas e apoio financeiro para o funcionamento dos mestrados profissionais. Considera-se que esses cursos devem ser mantidos pela universidade com contrapartida das instituições que terão seus alunos titulados. Desse modo, os órgãos ou empresas que tiverem seus técnicos aprovados na seleção deverão estabelecer, com a Ufba convênios com doação como contrapartida à formação profissional oferecida. Esses recursos serão destinados a apoiar as atividades do curso (p.ex., passagens e hospedagem de palestrantes e membros de bancas, aquisição de material de consumo, adequação de espaço físico para as aulas), e não serão utilizados sob qualquer pretexto para gerar remuneração adicional a docentes e funcionários da Ufba. O valor total da contrapartida institucional por técnico matriculado, referente aos 24 meses de curso, será de R$ 10.000,00, a ser pago até 45 dias após a divulgação do resultado do processo seletivo.

Processo de Seleção

O projeto de dissertação ou tese deve ser apresentado quando da inscrição em formulário específico à secretaria do Programa, bem como enviado, de acordo com as indicações contidas no mesmo, até o dia 26 de junho de 2012, às 18h00.

Prova de Inglês

A prova de inglês será realizada no dia 29 de junho às 9h00, com duração de 3 horas, no Anfiteatro 1 do Instituto de Biologia, tendo como base textos da área da Ecologia e tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato em acompanhar as atividades de leitura do curso. O acesso à sala de exame dar-se-á apenas até 09h30 e o horário mínimo para saída será às 9h50. Será permitido o uso de dicionário apenas, e nenhum outro documento. A divulgação dos resultados da prova de inglês acontecerá no dia 3 de julho, e recursos serão aceitos até o mesmo dia às 18h00.

Os candidatos que obtiverem nota inferior a 6,0 (seis) na prova de inglês não se submeterão às demais etapas do processo de seleção.

Prova de Títulos

O curriculum vitae será avaliado de acordo com tabela de pontuação, pré-definida pela Comissão de Seleção e aprovada pelo Colegiado, sendo específica para cada nível do curso. A pontuação se restringirá aos itens adequadamente documentados. No caso de experiência profissional em ensino ou na área técnica serão aceitas cópias da carteira de trabalho ou declarações emitidas pela empresa contratante.

Sobre o Resultado Final

Serão considerados aprovados os candidatos que atingirem a média final igual ou superior a 7,0 (sete). O preenchimento das vagas dar-se-á mediante a ordem de classificação dos candidatos aprovados com base na média final obtida. O resultado final será encaminhado pela Comissão de Seleção ao Colegiado que o publicará e divulgará a lista dos aprovados na página do Programa, em ordem de classificação sem as respectivas notas.


Editar Anexar Versões Mais... Sair