Configuracão Técnica dos Computadores e do Software Livre

O Tabuleiro Digital(TD) e o Software Livre

É complicado imaginar uma iniciativa de universalização do acesso a tecnologia da informaçãoo na qual os meios utilizados para realizá-la sejam hermeticamente fechados (softwares proprietários).

Se a questão são compartilhar o conhecimento então devemos começar compartilhando o conhecimento chave que torna possá­vel o acesso a informação em escala global.

O software são a alma da tecnologia da informação e como sabemos todas as almas deveriam ser livres. Mas nem todos escolhem esse caminho.

A combinação de software livre com o tabuleiro digital estabelece uma sinergia que permite um maior alcance dessa iniciativa de inclusão digital no contexto socio-econômico em que vivemos.

Através da simbiose criada entre o tabuleiro digital e os princí­pios que definem o software livre foi possí­vel adaptar uma solução já existente, o Debian GNU/Linux Kurumin, para as necessidades desse projeto em um prazo muito curto.

Essa liberdade de acesso aos códigos fontes permitiu e permitirão o contí­nuo aprimoramento e adaptação da plataforma de softwares livres utilizada no tabuleiro digital.

Estamos usando um CD de inicialização que contam todo o software livre utilizado pelo tabuleiro digital. A máquina que são suporte ao tabuleiro digital não permite nenhum tipo de armazenamento de dados permanente em seu hardware.

Esse modo de operação simplifica a manutenção dos equipamentos facilitando o seu funcionamento sem maiores interrupções.

Além disso, existe o aspecto da segurança e privacidade do usuário do tabuleiro digital. Basta reinicializar a máquina que restauramos a sua configuração original e simultaneamente apagamos quaisquer dados pessoais deixados por um possí­vel usuário descuidado.

Objetivo básico

Leitura/escrita de emails e navegação nas páginas da Internet.

Objetivos da especificação de hardware

1. Baixo custo.

2. Adequação as condições ambientais de operação em clima tropical sem climatização.

3. Compatibilidade com o sistema operacional Debian GNU/Linux Kurumin.

4. Facilidade na obtenção de peças e na manutenção de hardware.

5. Segurança:

O Tabuleiro Digital(td) é um terminal de acesso público a Internet. Vários serviços do governo e dos bancos são oferecidos via Internet. É natural que os usuários do td o utilizem para acessar esses serviços. Por isso é importante garantir que a configuração do td não será alterada por pessoas mal intencionadas que queiram interceptar informações sensí­veis de outros usuários do td.

Para garantir a segurança dos usuários do td e para reduzir custos optou-se por não utilizar nenhum dispositivo de armazenamento interno (disco rí­gido - HD).

A inicialização do td será feita a partir de uma mí­dia que não permita escrita (CD-R). Todo o armazenamento (RAMDISK) e execução de programas será feito na memória RAM do td. Assim, basta reinicializar o td para que se obtenha a configuração original do terminal.

Especificação do hardware

Desenvolvimento do CD de inicialização

Dentro do objetivo básico do Tabuleiro Digital entendemos que o proposito maior dessa iniciativa seja a apropriação do conhecimento disponí­vel na Internet e não a formação de operadores de programas para microinformática.

Assim, o conjunto de programas disponí­veis no Tabuleiro Digital é o mais simples possí­vel, pois dessa forma estamos reduzindo previamente a demanda por suporte técnico e garantindo um melhor aproveitamento dos recursos da máquina.

Além do navegador internet Mozilla Firebird temos o pacote do Openoffice1.1 sendo executados dentro do desktop KDE.

Configuração do BIOS Setup

A placa-mãe utilizada no Tabuleiro Digital traz vários subsistemas adicionais integrados. A especificação original previa uma placa-mãe sem esses recursos, mas ficamos surpresos ao descobrir que isso teria um custo maior. Alguns desses subsistemas integrados foram desabilitados. Pois eles não eram necessários dentro dos objetivos estabelecidos. Além disso obtivemos um desempenho melhor da máquina.

Perguntas frequentes

Linha do tempo (contada em alguns emails)

Leia sobre eventos técnicos que precederam a inauguração dos Tabuleiros Digitais no dia 23 de janeiro de 2004.

-- HilbertoCosta - 09 Dec 2004


Creative Commons License

Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
jpgjpg tabdig.jpg manage 113.9 K 17 Sep 2007 - 19:47 UnknownUser Papel de parede TD 800x600
Página Inicial >> ProjetoTabuleiroDigital
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA