TWiki para Iniciantes

d.png


Conhecendo o TWiki

e.png

O TWiki é um ambiente de desenvolvimento de conteúdo colaborativo na web. Numa TWiki Web (tópico ou página de internet no TWiki) qualquer usuário registrado poderá publicar facilmente páginas na internet, diretamente do navegador e de forma colaborativa. Veja mais detalhes sobre o TWiki no Curso Completo sobre TWiki publicado por AurelioAHeckert no PSL-BA em: CursoTWikiCompleto? _oTWiki


Entendendo o TWiki

c.png

Imagine que você pode alterar diretamente o conteúdo de uma web, sem precisar de um programa específico, conhecimentos de programação, ou mesmo de autorização de webmasters de plantão. Há uma descentralização do pólo de emissão das informações, maior liberdade de expressão, e atualização das páginas web de forma muito mais fácil, dinâmica e democrática. É o que se conhece por cultura wiki. Vale a pena ler mais um pouco sobre cultura wiki em: CursoTWikiCompleto? _WikiCulture


Registrando-se no TWiki

b.png

Para alterar conteúdos ou publicar numa TWiki Web, ou seja editar primeiro é necessário ser um usuário registrado no servidor aonde está instalado o TWiki. O registro é muito fácil de fazer e é rápido. No nosso caso, a TWiki Web do Tabuleiro Digital está no servidor do IM/UFBA, então temos que efetuar o registro por lá, criando uma conta de usuário. Basta entrar no tópico de registro no TWiki em: TWikiRegistration e depois preencher o formulário de registro. O login ou apelido de usuário, aqui no TWiki é chamdo de WikiName que é um único termo formado pelos nome e sobrenome que o usuário cadastrou, no formulário. Ex: Pedro Silva= PedroSilva (WikName).


A Web Main e o Tópico Pessoal

a.png

Após a confirmação do registro no formulário, o sistema apresenta ao usuário o seu tópico pessoal, na Web Main, onde é possível definir suas preferências. Exemplo: Main.PauloCezarOliveira. Atenção: por padrão a Web Main não pode ser editada pelo usuário. Você só poderá editar somente o seu tópico pessoal.


Editando no TWiki

f.png

Para editar Tópicos TWiki é preciso entrar no modo de edição da página, que geralmente se acessa através do link EDITAR. O sistema solicitará então seu WikName e Senha de usuário para a autenticação. Uma vez autenticado, aparece na tela a área de edição. Basta digitar o conteúdo desejado e clicar no botão PREVIEW CHANGES na base da página para prever o resultado da edição. Caso precise corrigir algo clique no botão voltar do navegador e após as alterações clique no PREVIEW CHANGES, de novo. Definido o conteúdo, é só confirmar a edição clicando no botão SALVAR ALTERAÇÕES e pronto!


Algumas Dicas de Formatação de Texto

Embora não haja necessidade de saber html para editar no Twiki, existem alguns recursos fáceis de usar com o objetivo de arrumar melhor o textos e outros elementos como por exemplo imagens dentro do ambiente de edição de uma Twiki Web, vejamos:

Obs: Esses recursos no TWiki são chamados de "Regras de Formatação de Texto" parte da sua linguagem de marcação "Shorthand". Vale a pena ver mais sobre TwikiShorthand em: TWikiShorthand?


Mais sobre TWiki

Tem muito mais coisa pra saber e fazer com o TWiki. Quem tiver interesse em aprofundar mais sobre o ambiente pode acessar o Tutorial em Português publicado no IM/UFBA em: TWikiTutorial?

AurelioAHeckert do PSL-BA - (Colaborador do TWiki) publicou um curso de TWiki: CursoTWikiCompleto? (mas ainda em desenvolvimento). Agora a grande dica mesmo é meter a mão na massa, sem receios e brincar de colaborar, linkar e construir juntos. Afinal, a história é sempre a mesma: "só se aprende a twikar, twikando!"

Então é isso, por enquanto. É a primeira versão, podem criticar e modificar à vontade.

Use a Web Test? para treinar!

 

Um grande abraço e boas twikagens a todos,

-- PauloCezarOliveira - 15 Sep 2004


Creative Commons License

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA