O Projeto

O Tabuleiro Digital é o projeto de inclusão digital, proposto pelo GEC (Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias), com computadores disponíveis nos três andares da Faced, e que tem como objetivo favorecer a inclusão sociodigital, através do acesso público à internet para a comunidade acadêmica da UFBA, assim como para a comunidade em geral que estuda, mora, trabalha no entorno do Vale do Canela. A organização dos TD está centrada na lógica das REDES, de forma que o acesso ao mundo digital possa se dar de forma plena e intensa. Além do acesso à REDE, esse projeto tem como compromisso político a divulgação e utilização de Software Livre (sistemas operacionais que permitem a liberdade de executar, estudar, modificar e distribuir o programa). Essa opção está conceitualmente articulada aos princípios do Projeto, que visa o uso das tecnologias numa dinâmica de LIBERDADE plena de acesso e navegação, sem restrições a sites, nem controle técnico sobre o tempo de uso ou para a identificação prévia dos usuários que o procuram, sendo assim um ambiente de autogestão.

Essa dinâmica do projeto acaba por gerar tensões entre os usuários, essa temática foi utilizada para a realização de um trabalho de monografia entitulada: TABULEIRO DIGITAL: VIVÊNCIAS, DINÂMICAS E TENSÕES. UM ESTUDO DE CASO, por Joseilda Sampaio de Souza.

PessoasNoTabuleiro.jpg

Inclusão digital é mais do que ter acesso às máquinas. É o exercício da cidadania na interação com o mundo da informação e da comunicação. O Tabuleiro Digital, tal como os tabuleiros de acarajé da cidade de Salvador, na baia de Todos os Santos, espalha-se para proveito da comunidade universitária e da comunidade em geral. O Tabuleiro Digital é reto, sem encostos, sem almofadas, projetado para uso rápido e ágil como o do tempo de comer um bom acarajé ou ler e responder meia dúzia de e-mails.

Estamos desenvolvendo um modelo de móvel - mais do que uma simples bancada para suporte de computadores - inspirado em soluções do cotidiano das trabalhadoras do acarajé.

Contexto técnico e teórico do Projeto:


Creative Commons License

Página Inicial
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA