Diga aí

Dúvidas e Sugestões sobre o Tabuleiro Digital:

Opniões sobre o Tabuleiro Digital


-- NelsonPretto - 07 Nov 2006

Considero que o projeto é muto bem suscedido devido a grande procura dos usuários.


-- MonicaPaz - 07 Nov 2006

Tabuleiros Digitais - 1 ano de vida e liberdade pública

Um ano de Tabuleiros Digitais !!!!!! Telas livres que quase nunca param de desfilar diante dos olhos dos fregueses assíduos dos tabuleiros, saboreando iguarias virtuais que tanto parece estranhamente enebriá-los...manhã,tarde ou noite (até depois do expediente), os tabuleiros sempre cheios de gente, nunca param...se não tem vaga, fica-se na espera de uma, enquanto outros vagueiam nos cibermares...gente da Faced, da rua, de todo canto, encantos e axés. Até o gato que perambula pela faculdade anda por lá zanzando. Dia desses vi o faxineiro expulsando o gato da área dos tabuleiros, ameaçando-o com a vassoura...minutos depois o gato estava lá de novo. Teve até um estudante que também sugeriu expulsar os faxineiros de lá e reservar os tabuleiros aos seus legítimos usuários - os privilegiados alunos. Não adiantou nada! Os tabuleiros continuaram como são e sempre serão, pertencendo a todos e a ninguém simultaneanmente...gatos ou faxineiros, estudantes ou doutores, ricos e pobres. Como praça pública os tabuleiros vieram pra ficar, embelezar, e abrigar a todos. São do povo de verdade e nisso reside uma força e uma magia inconfundíveis e incontestáveis. Parabéns a genialidade, a ousadia e garra dos seus idealizadores, colaboradores e gestores. A todos aqueles que de alguma forma os movimentam, os metamorfoseiam a cada click e os fazem entes vivos da cultura baiana, brasileira e universal. Valeu Tabuleiros Digitais !!!!!!! Valeu Grande NELSON PRETTO !!!!! Valeu GEC!!!!! Valeu todo mundo "literalmente" smile !!!!! Paulo Cezar - GEC-Faced


Subject: Acesso(?) ao "TABULEIRO"
Date: Thu, 17 Jun 2004 19:13:28 -0300 (ART)
From: Dennis Luna <magrinhoufba em yahoo.com.br>
To: pretto@ufba.br

Prezado Senhor Diretor,
Antes de mais nada cumpre-me parabenizar vossa importante iniciativa de disponibilizar o acesso à Rede Mundial de Informação, onde estudantes, (notadamente estudantes carentes que não possuem PC) de forma democrática, podem fazer trabalhos, acessar e-mails, etc.
Entretanto, respeitosamente gostaria de manifestar minha indignação, visto que,constantemente nós estudantes somos prejudicados pelos funcionários dessa instituição, (funcionários da limpeza, inclusive) que, se valendo da prerrogativa de trabalharem nesta instituição monopolizam o acesso a computadores privando assim o alunado. Sou favorável à politicas de inclusão social (incluindo aí, evidentemente a digital), mas acredito ser inadmissível que sejamos privados de um bem comum direcionado aos estudantes, desacertando assim o propósito de sua própria razão de existir.
Rogo-lhe que medidas cabíveis sejam tomadas para o funcionamento suave do acesso ao Tabuleiro, bem como da querida FACED.

Atenciosamente,

Valdemar Lima - estudante


Subject: Re: Acesso(?) ao "TABULEIRO"
Date: Fri, 18 Jun 2004 12:29:15 -0300
From: nelson pretto <nelson em pretto.info>
To: Dennis Luna <magrinhoufba em yahoo.com.br>
CC: Maria Helena Bonilla <bonilla em ufba.br>

Meu caro Denis,
estou respondendfo seu email CC para a profa. Bonilla, coordenadora de Informatica nossa.
Lamento mas discordo plenamente do seu pleito. A idéia fundamental dos tabuleiros é extamente esta: liberar o acesso para que a comunidade se auto-organize... se não, voltamos ao velho laboratório de informática - que aliás continua existindo na FACED e ainda vamos melhora-lo. Mas a idéia de tabuleiro é mais ou menos como banco de praça. Já pensou se tivesse um gauiradinha dizendo, "oi cara, oce já ficou sentado demais, se mande!!!!"
cabe a voces - a nós em última instancia - administrar este movimento... abracos e sempre a disposição para as conversas sobre este outros temas...
bom são joão

Nelson Pretto
diretor - faced/ufba
www.pretto.info

visite nosso tabuleiro digital.... http://www.tabuleiro.faced.ufba.br/

NOVOS NUMEROS DA FACED UFBA
GERAL + 55 71 263 7272
FAX + 55 71 263 7292
DIRETORIA + 55 712637229


Caro Prof. Nelson

Gostaria de compartilhar com o Sr. e sua brilhante equipe, algumas percepções que venho construindo no cenário da inclusão social/ digital no Brasil e especialmente ao interagir, "recentemente" com os Tabuleiros Digitais:

Cena 1: Governo Federal anuncia projeto de disseminação de telecentros para todo o país. "Isso me arrepia". Lá vem aqueles modelos políticos "pasteurizados", descontextualizados e sobretudo esvaziados de sentido social e cidadão.

Cena 2: Telecentros de SP e RS divulgam respectivos modelos de telecentros no Fórum Mundial da Sociedade da Informação em Curitiba. Só dá eles????

Cena 3: Entrei com o nick: "acarajé digital", num chat com colegas de vários cantos do país e foi muito interessante conversar sobre multiculturalismo e cidadania local/global na sociedade da informação, tendo o nosso "acarajé digital" como metáfora, de fundo...

Cena 4: De passagem pela Faced vejo um cartaz sobre Tabuleiro Digital. Fiquei surpreso com a proposta brilhante e inteligente do projeto. Será que sai do papel?

Cena 5: Passando pela Avenida Ademar de Barros, leio um Outdoor anunciando a inauguração do Tabuleiro Digital. "O marketing tá bom...vou lá dar uma olhada por lá..."

Cena 6: Minutos após a inauguração ,percebo os Tabuleiros Digitais ocupados por gente com olhos vidrados nas Telas. Estava bonito de se ver, "florido mesmo". Outras paisagens reais/virtuais na Faced ???? !!!!!

Cena 7: A funcionária da biblioteca da Faced diz ao estudante: "O sistema aqui caiu. Vá ali no Tabuleiro, que por lá dá pra entrar..."

Cena 8: Estudante da Faced diz a colega: "me espere no Tabuleiro de baixo, tá? "Efeito cultural imediato???"

Cena 9: Nota sobre projeto no Portal Colaborativo LIGANOIS: "Falai' manos, liga nois no nome do projeto de telecentros da UFBA, Tabuleiro Digital, maluco lá disse q é inspirado nos tabuleiros das vendedoras de acarajé, uscambau. Colei a notícia no metaong.info. Se pam tb tem o site do projeto em: http://www.tabuleiro.faced.ufba.br Sentiu firmeza? Fui, nem me viu!"

Cena 10: "Virtual". No meu exercício visionário diário, desenho Jardins Digitais em Salvador, onde gente de toda parte interage, partilha e produz informação, conhecimentos. E nos tabuleiros Digitais, perfumados de cyberóleo de dendê, o néctar multifacetado da cultura soteropolitana é convertido em mel, sal, suor, cerveja, carnaval e cidadania local / global. "Viva o povo brasileiro!"

Parabéns Professor, por mais essa ousada e inusitada conquista. Espero que os Tabuleiros Digitais floresçam e perfumem Salvador com educação de qualidade, cultura e cidadania !

Um grande abraço,

Prof. Paulo Cezar Oliveira


Creative Commons License

Página Inicial >> ProjetoGrafico >> MenuSitio >> Artigos
Editar Anexar Versões Mais...
--> Copyleft Faced-UFBA